O que o teu amigo com ansiedade e depressão gostaria de te dizer


A ansiedade e a depressão podem ser extremamente incapacitantes. Quem as tem, passa por uma luta todos os dias. Pensamentos que nos consomem, inquietações – medo. Apatia. Numa altura de pandemia, os sintomas podem agravar-se, e quem nos rodeia pode não saber como lidar com a pessoa, ou com a patologia. Ansiedade é medo, mas é muito mais que isso. Depressão não é só tristeza. E estas são as coisas que o teu amigo com ansiedade e depressão gostaria de te dizer:



- Quando estamos ansiosos, não estamos só “nervosos”.

Todas as pessoas ficam nervosas. No dia-a-dia somos expostos a situações que nos deixam a roer as unhas. Ma
s a ansiedade não é só isso. Não é o estar nervoso para um teste, para uma entrevista de emprego. É uma antecipação e um medo exacerbados de tudo o que nos rodeia, a cabeça cheia de pensamentos muito pouco racionais.


- Não escolhemos estar ansiosos ou deprimidos.

Nunca nos digas “põe-te bem” porque não foi uma escolha. Ninguém quer estar assim. Só precisamos que nos ouças, mesmo quando não tens uma solução para nos dar.


- Antecipamos cenários infinitos na nossa cabeça.

“E se correr mal?”, “e se for tudo por água abaixo?” são pensamentos comuns. Dizer “tem calma” não ajuda, porque provavelmente só ficamos calmos quando virmos que, no final, correu tudo bem.


- Temos um medo constante de perder as pessoas, ou que os nossos amigos se chateiem connosco.

Às vezes uma resposta diferente a uma mensagem, despoleta um encadeamento de pensamentos que nos perturbam. É por isso que precisamos de constante validação.


- Não somos necessariamente preguiçosos.

Acontece que há dias em que a ansiedade ou a crise depressiva podem ser tão grandes, que não temos sequer coragem para sair da cama. É muito difícil sermos sociais quando estamos ansiosos ou deprimidos.


- Não te ignoramos de propósito.

As redes sociais podem ser completamente overwhelming para quem tem ansiedade ou depressão. Podemos não estar sempre agarrados ao telemóvel, mas não é pessoal. Às vezes simplesmente não conseguimos.~


- Nem sempre existe uma explicação para o que estamos a sentir.

Perguntas como “porque é que estás assim?”, normalmente não ajudam. Nem sempre temos resposta para te dar, porque nem nós sabemos.


- Não somos fracos.

Lutamos contra estes dois demónios diariamente e continuamos cá. Lutar contra ansiedade e depressão é de uma coragem absolutamente gigante.


- Não tentes curar-nos.

Muitas vezes procuramos um ombro amigo para desabafar, mas temos plena consciência que os nossos amigos não são nossos terapeutas. Não te sintas responsável por isso, nem frustrado por não conseguires fazer mais do que simplesmente estar cá.


- A tua amizade significa o mundo para nós.

Precisamos de ti. Nos bons e nos maus momentos. E vamos estar sempre ao teu lado, sempre que precises.

💗

Comentários